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Uso de Agenda e Rotina de Estudos

Esta oficina tem como objetivo capacitar os participantes a identificar, dentre os vários modelos de agendas disponíveis, aquele que melhor atende suas necessidades, bem como a utilizá-la de maneira a ajudá-los a se planejar adequadamente, contribuindo para um estudo mais produtivo.

 

 

As etapas da oficina sobre o uso de agenda são:

1.  INTRODUÇÃO BREVE SOBRE O TEMA E APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DA OFICINA 

Qual a importância de uma agenda para o estudante?

A agenda pode ser utilizada como um recurso favorecedor do comportamento de estudo, pois possibilita a organização e o planejamento do estudo.

 

A organização se dá pelas anotações e visualização das tarefas acadêmicas, tais como data de provas, data de entrega de trabalhos, data de entrega de relatórios, etc; demais compromissos como horários de reuniões, estágios, entrevistas, etc; e também compromissos não acadêmicos como horários de consultas médicas, viagens, lembretes, etc. Isso permite a organização diária dos compromissos e tarefas, possibilitando a realização de um planejamento de estudo.

 

O planejamento é feito através da definição dos compromissos fixos (horários de aulas diárias) e permite visualizar os horários livres durante o dia que podem ser utilizados para o estabelecimento de uma rotina de estudos, considerada uma estratégia eficaz que ajuda na manutenção de um desempenho acadêmico satisfatório e que consiste em, juntamente com outros fatores, numa condição favorecedora do comportamento de estudar.

 

2.  APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS QUE BUSQUEM LEVANTAR JUNTO AO PARTICIPANTE DA OFICINA SEUS HÁBITOS EM RELAÇÃO A AGENDAS. AS RESPOSTAS OBTIDAS POR MEIO DO QUESTIONÁRIO PODEM SERVIR COMO SUGESTÕES PARA MUDANÇAS NA AGENDA DA UFSCAR DO PRÓXIMO ANO.

 

3.   ATIVIDADE DE ESCOLHA DE UMA AGENDA ADEQUADA PARA O PLANEJAMENTO DO ESTUDO E DISCUSSÃO DOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A REALIZAÇÃO DESSA ESCOLHA.

 Colocado à disposição dos participantes vários tipos diferentes de agendas e a partir do manuseio destas, solicitar aos participantes que descrevam as diferentes características, os aspectos positivos e negativos das agendas consultadas, justificando suas indicações.

 

4.   ATIVIDADE DE PLANEJAMENTO DO ESTUDO.

Nesta atividade, será realizado um exercício de planejamento de atividades através da simulação de agendamento de vários compromissos a curto (semana atual), médio (semana seguinte) e longo prazo (mês seguinte) de uma pessoa fictícia, mas que corresponderia à realidade dos estudantes acadêmicos.

 

5.    AVALIAÇÃO DA OFICINA

Ao final, os participantes são solicitados a responderem um questionário para a avaliação da oficina.

O objetivo desta avaliação é obter um feedback dos participantes em relação à realização da oficina, considerando os aspectos positivos e negativos, além de sugestões para a melhoria e aperfeiçoamento para uma próxima oficina de agenda.

 

Ações do documento