Orientações

Esta seção é destinada a apresentar diversas orientações que podem auxiliá-lo no momento de estudar.

Lembre-se de que essas dicas não são regras, mas sim um guia para que possa observar o que funciona melhor para você.

Como estudar no Ensino Remoto
Com a pandemia e a quarentena, muitos dos nossos estímulos que nos auxiliavam na hora de estudar e assistir aulas foram suspensos pois tudo teve que acontecer dentro de nossa casa. A rotina de aulas no ensino remoto inclui alguns desafios diferentes daqueles com os quais estamos acostumados. Emitir certos comportamentos antes, durante e depois das aulas pode nos ajudar a superar esses desafios. 
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Um alicerce para o comportamento de estudar
Estudar requer várias habilidades, como, por exemplo, ser capaz de tomar decisões sobre o que estudar, quando estudar e o que priorizar. Para isso, é necessário se auto-observar e entender seu modo de funcionamento, personalizando os estudos para o que mais se adequa a você.
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Estudar: O que é? De que depende?
Estudar é um comportamento que se aprende, como qualquer outro, e pode ter sido mais ou menos aperfeiçoado de acordo com a trajetória pessoal e escolar de cada um. Isso significa que todos temos o potencial necessário para aprimorarmos nossas formas de estudar ou, ainda, mantermos aquilo que já nos é satisfatório. Nesse sentido, é importante que busquemos compreender o papel das variáveis que influenciam no comportamento de estudo e os efeitos que podem gerar em cada um de nós.
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Quando estudar
Estudar deveria ser algo rotineiro, habitual, e não algo a ser feito apenas diante de demandas externas: provas, trabalhos, apresentações e cobranças. Para que se crie um hábito de estudos, é importante ter em mente que se trata de um processo gradual, que se desenvolve aos poucos: rotinas de estudo intensas não acontecem da noite para o dia. Além disso, estudar muito não é, necessariamente, sinônimo de estudar bem. Descobrir, respeitar e ampliar o próprio ritmo de aprendizagem é o que possibilitará uma rotina agradável e saudável.
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Onde estudar
O local de estudos é uma variável importante para a obtenção de um bom rendimento. É ideal se atentar às características deste local para evitar distrações. Alguns fatores a se considerar são a temperatura do ambiente, a luminosidade e possível presença de ruídos. Esse local deve estar intimamente ligado ao estudar e o arranjo do ambiente deve direcionar sua atenção para o estudo e não competir por ela.
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Material ao estudar
O material a ser utilizado é uma das primeiras coisas a que devemos nos atentar antes de iniciar uma sessão de estudos. Ele deve estar organizado e acessível, para evitar interrupções desnecessárias durante o andamento da sessão. Portanto, antes de iniciar o estudo, busque arrumar todo o material de que necessitará para aquele momento. Desse modo, você poderá concentrar-se mais, evitando interrupções, o que, sem dúvidas, é importante para um bom rendimento e aprendizagem.
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Interferências ao estudar
Quando se inicia uma sessão de estudos, se está sujeito a diversos tipos de interferências. Algumas delas podem ser externas, como ruídos, interrupções de terceiros ou situações a serem resolvidas. Outras, por sua vez, são internas, ou seja, vêm “de dentro” de nós: como pensamentos sobre compromissos, afazeres, dentre outros. Quando não for possível continuar uma sessão de estudos em função das interferências, busque concluir uma etapa da tarefa antes de interrompê-la (como terminando de ler um parágrafo) e assim que possível, preveja no seu planejamento quando poderá retomá-la, para não “abandonar” a atividade em questão.
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Procrastinação
A procrastinação é um fenômeno comum sobretudo quando nos deparamos com tarefas que parecem complexas, longas ou “chatas”. Consiste, basicamente, no adiamento de realização de uma atividade em função de outras que pareçam, no momento, mais prazerosas. O adiamento desnecessário de tarefas, apesar das possíveis “vantagens” a curto prazo, pode ser prejudicial a longo prazo: quanto mais próximo da data de entrega, menos tempo hábil haverá para o cumprimento da atividade, o que pode gerar ainda mais ansiedade. Para evitar também a sobrecarga, é importante fragmentar tarefas complexas em objetivos menores, o que pode facilitar que o objetivo final seja cumprido.
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Para um bom rendimento
É comum que interrompamos nossos estudos quando nos sentimos cansados ou desmotivados, talvez pelo nível de dificuldade da atividade em questão. Desse modo, ressalta-se a importância de, antes de uma sessão de estudo, planejar também as pausas que faremos: um bom rendimento não significa longas horas de estudo, e sim estudo de qualidade. Além disso, é importante se atentar aos seus períodos de maior concentração: você “funciona” melhor no período da manhã, da tarde ou da noite?
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Sala de aula
Para um bom aproveitamento das aulas, alguns fatores são importantes, como o local onde você se senta e o material de que dispõe para acompanhar a lição, por exemplo. Busque ter em mãos materiais para fazer anotações, como caderno, lápis, caneta e adesivos autocolantes (“post-its”). A atenção ao professor também é muito beneficiada quando se está em uma carteira mais à frente, onde se pode ouvir melhor, ver melhor, e onde há menos distrações.
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Enfrentando provas e exames
Embora não seja recomendado pautar os estudos por atividades avaliativas, é interessante termos em mente que elas nada mais são do que uma maneira de reforçar seu estudo e aprendizagem. Além dos cuidados relativos a quando, quanto, onde e como estudar, há algumas medidas que se pode tomar para diminuir a ansiedade e obter um bom desempenho em testes. Às vezes, devemos saber a hora de parar de estudar. A insistência em uma sessão de estudos intensa pode ser prejudicial, gerando cansaço físico e “mental. Preparando-se com antecedência, tanto com relação aos estudos quanto com relação ao material necessário, a probabilidade de ficar ansioso(a) diminui, e a chance de se deixar afetar por possíveis imprevistos também.
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Folhas de planejamento
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